Como uma hetero deve agir com uma amiga lésbica?
Que a sociedade, as leis, a política, as religiões, os esportes, a polícia e as grandes mídias não estão preparadas para lidarem com lésbicas isso nos já sabemos. Mas será que nossas amigas estão?
Uns meses atrás, eu recebi um e-mail de uma mulher hetero contando que ela fez amizade com uma lésbica, mas não sabia como deveria se portar diante dela. Situações como trocar de roupa na frente de uma lésbica e tal.
O quêêê!? Você acha que lésbicas são diferentes de outras mulheres? Você acha que tem que diferenciar seu tratamento com amigas heteros e lésbicas? São por causa de pessoas que insistem em ver diferenças, como você, que lésbicas ainda são tratadas como pessoas indignas, erradas e promíscuas!
Eu entendo completamente você, leitora hetero. Eu não poderia exigir que uma mulher hetero tratasse exatamente igual uma lésbica sendo que eu mesma tenho comportamentos distintos entre heteros e lésbicas.
Mas já que a igualdade é utópica, vamos tentar fazer a desigualdade o menos traumática possível. Para isso, conto com o vídeo Shit Straight Girls Says to Lesbians como um ótimo checklist.
Situações Complicadas
1- Trocar de roupa
Provavelmente essa é a situação mais delicada. Falando por mim, se uma amiga hetero trocasse de roupa eu poderia ter duas reações:
- Se eu não tivesse nenhuma quedinha por ela, eu estaria pouco me lixando;
- Se eu tivesse uma quedinha por ela, eu ficaria bem
assanhadaenvergonhada, sem jeito e constrangida.
Entretanto muito provavelmente você, amiga hetero, não sabe se a sua amiga lésbica tem uma quedinha por você. Ou talvez você mesma fique constrangida de trocar de roupa na frente de uma lésbica. Mas não se preocupe, tenho ótimas notícias para você! Nós, lésbicas, não exigimos que nossas amigas heteros fiquem peladas na nossa frente!
É okay que você vá se trocar em outro lugar, desde que não deixe na cara que está fazendo isso unicamente porque sua amiga é lésbica.
Vamos imaginar duas amigas no quarto da hetero e esta tendo que trocar de roupa para ir na balada. A forma correta é a hetero pegar as roupas e naturalmente ir no banheiro se trocar como se ela fizesse isso sempre com qualquer amiga. A forma incorreta é a hetero pegar as roupas e fazer aquela cara:

"Aqui estamos nós nessa situação de trocar de roupa. Você pode virar pra lá? Eu não quero você, uma lésbica, olhando pro meu corpo extremamente sexy & irresistível."
2- Na Balada ou Finge Que É Minha Namorada
Esse problema já aconteceu comigo. Estava eu num certo lugar badalado com mais 3 amigas (uma hetero, uma bi e uma de sexualidade duvidosa) e meio que fingimos ser casais para nos livrarmos do assédio.
(Quem lê pensa que eu tenho vida social e sou super assediada)
Essa coisa de “finge que é minha namorada” na verdade faz um baita mal para a imagem das lésbicas porque logo logo todo mundo vai duvidar que duas gurias juntas são lésbicasa menos que se sejam claramente butches. Mas sabe como é, né? Vodka in, análise social out.
Resultado: a minha “namorada” não manteve a pose nem por 3 minutos, contou que era hetero e o carrapato que estava nos seguindo grudou com força na gente.
Ou seja, se você é hetero, nunca use a sua amiga lésbica para ser sua “namorada” quando te convém. Eu sei que nós vivemos em um mundo em que muitos homens não acham que NÃO é NÃO e que nós precisamos dar um motivo “real” para não ficar com eles (“eu sou lésbica”, “eu tenho dono namorado”), mas usar lésbicas para se livrar de caras inconvenientes é empurrar o seu problema para as lésbicas.

"Além de ser muito perigoso! Existem homens maus por aí que betem em lésbicas, então prometa que nunca mais vai usar suas amiguinhas, Clara."
3- Contato Físico
Se você conhece um pouco do mundo lésbico, sabe que existem mais lésbicas apaixonadas por melhores amigas do que gente querendo ser rica nesse mundo. Não que sua amiga lésbica esteja automaticamente apaixonada por você, mas certos contatos físicos podem dar uma impressão errada e causar um futuro drama.
Então, a menos que você não seja tão hetero assim, evite abraços prolongados, mexer nos cabelos, sentar no colo, cheirar o pescoço, dar um tapa na bunda, pegar no peito ou qualquer um desses contatos físicos que são um tanto quanto íntimos.

Mas claro, não estou falando que você jamais deverá encostar, abraçar ou cumprimentar com beijo de bochecha sua amiga.
Tente imaginar um nível de contato físico entre os que você tem com homens e com mulheres hetero que tudo vai ficar bem.
Coisas Que Você Não Deve Fazer
- Assumir que em um casal de lésbicas há um “homem”.
- Ficar cheia de dedos (cof cof cof) com uma amiga por ela ser lésbica.
- Comentar com alguém que sua amiga é lésbica a menos que ela diga que é okay você comentar.
- Assumir que lésbicas são quase a mesma coisa que gays.
- Abusar da amiga lésbica (pausa dramática) e obrigá-la a ouvir você reclamando de homens.
- Assumir que sua amiga lésbica é sua personal sex shop seller.
- Assumir que é muito mais fácil ser lésbica do que hetero.
- Ficar se explicando por você não ser lésbica. Eu posso apostar que ninguém te perguntou isso.

"Não é que eu não possa me envolver com uma mulher... Mas é que eu sentiria que algo não se encaixa... E a idéia de duas mulheres se beijando de língua... Eca!"
- Procurar explicações para sua amiga ser lésbica. Exemplo: “você se tornou lésbica por causa do canalha do Pedro Augusto, não é?”
- Perguntar para sua amiga se ela ficaria com você. (Just don’t do that…)
- Informar para sua amiga o quanto você ama as genitálias masculinas.
Coisas Que Você Deve Fazer
- Algo que eu acho legal que minha amigas heteros fazem: perguntar como anda o relacionamento amoroso da amiga lésbica. You know, sapas amam pessoas que acham seus relacionamentos válidos e dignos de lembrança.
- Fora as situações que exigem um pouco mais de tato, lembrar-se que não é preciso diferenciar o tratamento entre uma amiga hetero e uma lésbica!
///\///\///\///\\///\///\///\///\
Nota: Quem quiser dividir alguma experiência ruim que teve com uma amiga hetero, pode postar nos comentários. Pouco do post é baseado em experiências pessoais minhas, já que minhas duas amigas heteros são just amazing!










Nenhum comentário:
Postar um comentário